Bom Jardim Notícias.com

8 tratamentos caseiros para acabar com as espinhas e suas manchas

8 tratamentos caseiros para acabar com as espinhas e suas manchas

Veja também quais receitas caseiras não são tão eficazes

Espinhas são um problema sério geralmente associados à adolescência, mas que persistem à vida toda. Seja na forma da própria acne, que em muitas pessoas continua surgindo após os 30 anos, ou como as cicatrizes e manchas deixadas por este problema.

Na hora de resolver, não falta quem indique tratamentos caseiros para as espinhas e suas manchas, e alguns deles realmente funcionam!

No entanto, é preciso deixar um alerta antes de apresentá-los: “nenhuma dessas receitas caseiras têm estudo científico para dizer se funcionam, como devem ser usadas e quais as quantidades, além do seu perfil de segurança”, destaca a dermatologista Paula Sanchez. Por serem baseadas nas experiências das pessoas, o ideal é fazê-las com supervisão médica.

Sabendo disso, veja os tratamentos caseiros para espinhas e suas manchas que podem ser eficazes:

  1. Óleo de coco

O óleo de coco, além de ser um potente hidratante, tem uma propriedade interessante para quem busca um tratamento casiero para espinhas. “Ele é anti-dihidrotestosterona, uma variação do hormônios testosterona que é uma grande causadora de acne”, explica a dermatologista Michele Haikal. Com isso, ele ajuda a reduzir as espinhas, além de ser interessante no tratamento de suas manchas também.

  1. Aloe vera (babosa)

A babosa (cujo nome cientifício é Aloe vera) é bastante interessante como tratamento caseiro para marcas e cicatrizes mais leves de acne. “Ela possui propriedades calmantes e cicatrizantes e pode auxiliar na regeneração da pele, mas não agirá em cicatrizes mais profundas”, considera Paula Sanchez.

  1. Cebola e vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto bastante interessante para reduzir a oleosidade da pele, algo bastante comum em quem tem espinhas. Aliado à cebola, que é antibacteriana, esse pode ser um tratamento eficaz para reduzir as espinhas.

“Além disso, alguns postulam que o vinagre de maçã tem ação clareadora, melhorando as marcas”, salienta Paula.

  1. Chá verde

O chá verde não serve só para beber, pode ser também um tratamento caseiro para espinhas. “Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele pode ajudar a secá-las”, ensina Paula.

Para tanto, basta preparar o chá normalmente e usá-lo embebido em um algodão diretamente na pele, para que faça efeito.

  1. Clara de ovo

Aplicar clara de rosto no rosto, como uma máscara facial, também pode ser um tratamento caseiro interessante para espinhas. “As proteínas e o colágeno presentes neste alimento podem melhorar o aspecto da pele”, considera a especialista.

  1. Creme de pepino e açúcar

Essa dupla é interessante como tratamento caseiro para espinhas, tanto reduzindo sua quantidade quanto melhorando as manchas. “O pepino remove as impurezas, acalma e hidrata a pele, enquanto o açúcar promove esfoliação”, considera Paula.

De acordo com a especialista, esfoliar pode ajudar a reduzir as manchas mais superficiais, pois aos poucos vai desgastando a camada mais externa da pele. Em longo prazo, isso pode clarear a região.

  1. Tomate

A acidez presente no tomate, apesar de leve, pode ser interessante para secar as espinhas, tornando-o uma opção de tratamento caseiro. “Em alguns casos ele pode sim ajudar”, pondera Paula.

  1. Produtos com calêndula

A calêndula é uma substância que pode ajudar na redução da oleosidade da pele, sendo um tratamento caseiro interessante para quem sofre com espinhas, explica Michele Haikal.

Tratamentos para espinhas caseiros mais controversos

  1. Espremer em casa

Apesar de não ser um tratamento propriamente dito, espremer espinhas não é uma medida eficaz para mandá-las embora. Quando você espreme uma espinha, você pode infectar o local com bactérias e ganhar uma inflamação maior ainda.

  1. Água oxigenada

A água oxigenada é uma conhecida clareadora, mas se engana quem pensa que isso a torna um tratamento caseiro para espinhas e suas manchas. “Ela pode manchar ainda mais a pele e é potencialmente perigosa”, alerta a dermatologista Michele Haikal.

  1. Limão

O limão é ácido, e por isso realmente poderia servir como um tratamento caseiro para espinhas. No entanto, ele é uma receita caseira arriscada. “O limão pode causar manchas se estiver na pele quando houver exposição ao sol”, explica Michele.

  1. Pomada contra assaduras

“Algumas pomadas para assaduras têm ação antisséptica e podem até diminuir a oleosidade da pele, o que ajuda no tratamento das espinhas”, afirma o dermatologista Cláudio Mutti. Mas, como são medicamentos, devem ser usadas com recomendação médica, e não como uma simples receita caseira.

  1. Lavar o rosto mais vezes

“Lavar excessivamente o rosto pode provocar um efeito rebote, aumentando a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas”, afirma Mutti. Por isso, o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente com água morna ou fria, e usando um sabonete neutro ou indicado para o seu tipo de pele.

  1. Levedo de cerveja

O levedo de cerveja até ajuda a melhorar a flora bacteriana da pele, no entanto, isso não o torna um tratamento caseiro para espinhas. “Nem sempre ele consegue resolver problemas deste tipo”, considera a dermatologista.

  1. Pasta de dente

A pasta de dentes não serve como secativo para as espinhas. A fórmula pode intoxicar o poro inflamado e piorar a reação inflamatória, aumentando a espinha ou tornando a região ainda mais dolorida, além de manchar a pele.

  1. Extrato de soja

Por mais que muitas pessoas achem que o extrato de soja pode ser um tratamento caseiro para espinhas, a especialista ressalta que não há evidências desse funcionamento, nem de nutrientes que colaborem com esse benefício.

  1. Ketchup

O mesmo vale para o ketchup, o alimento não tem nenhum nutriente que poderia ajudar de alguma forma a reduzir as espinhas, como indica Michele.

  1. Casca de banana

De fato, a casca de banana tem nutrientes que podem melhorar o aspecto da pele, como vitaminas e antioxidantes. “Porém, não há comprovação de que auxiliem no tratamento da acne”, frisa Paula Sanchez.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/beleza/materias/14951-8-tratamentos-caseiros-para-acabar-com-as-espinhas-e-suas-manchas – Escrito por Nathalie Ayres

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.